Índice
O Sultão Abdul Majid I, é considerado um importante sultão do final do Império Otomano que tentou introduzir modificações no corpo do império.
O reinado do Sultão foi marcado pela ascensão dos movimentos nacionalistas, além das tentativas de aliar-se às potências da Europa Ocidental e de implementar reformas organizacionais.
A linhagem e a família do Sultão Abdul Majid I
Sultão Abdul Majid I pertence à família Otomana, como seu nome completo até Ertugrul Gazi:
Sultão Abdul Majid I filho de Mahmoud II filho de Abd al-Hamid I filho de Ahmed III filho de Muhammad IV filho de Ibrahim I filho de Ahmed I filho de Muhammad III filho de Murad III filho de Salim II filho de Suleiman o Magnífico filho de Selim I bin Bayazid II filho de Muhammad Al-Fatih filho de Murad II filho de Muhammad I filho de Bayazid I filho de Murad I filho de Orhan Gazi filho de Osman filho de Erturgul Gazi
O Sultão Abdul Majid I casou com 17 esposas, e elas são:
- Servetseza Kadın
- Tirimüjgan Kadın
- Düzdidil Kadın
- Cemile Sultão
- Şevkefza Kadın
- Şayeste Hanım Hanım
- Zeynifelek Hanım
- Gülcemal Kadın
- Verdicenan Kadın
- Perestu Kadın
- Nükhetsezâ Hanım
- Mahitab Kadın
- Nesrin Hanım
- Nergizev Hanım
- Bezmiara Kadın
- Nalandil Hanım
- Ceylanyar Hanım
O início da vida do Sultão Abdul Majid
O Sultão Abdul Mujbad I nasceu em 25 de abril de 1823 para o Sultão Mahmud II e Bezmiâlem Sultan em Istambul.
O sultão Abdul Majid I do otomano recebeu uma educação européia com distinção, pois falava fluentemente a língua francesa e foi considerado o primeiro sultão otomano a falar francês.
O Sultão se interessava por literatura e música clássica, e foi educado no palácio como a maioria dos príncipes da época.
O Príncipe Abdul Majid era famoso por seu desejo de introduzir reformas e modificações no Império Otomano como seu pai, Mahmoud II, enquanto o Príncipe Al-Shababab procurava modernizar o império.
A era do governo do Sultão Abdul Majid
A crise egípcia
O Sultão Abdul Majid subiu ao trono em 2 de julho de 1839, quando ele tinha apenas 16 anos de idade.
O Império Otomano estava em estado crítico na época em que Abd al-Majid assumiu o poder, já que a guerra egípcio-otomana estava em seu auge.
Com o início do governo do Sultão Abdul Majid, o Império Otomano havia perdido uma grande batalha terrestre diante do exército do revoltante governante egípcio Muhammad Ali Pasha, e o estado também perdeu sua frota naval, que foi entregue pelo Capitão Ahmed Fawzi Pasha a Alexandria.
Um dos primeiros atos do Sultão foi a assunção do cargo de Grande Vizier de Khosrow Pasha, o ex-governador do Egito, após o que o Estado trabalhou para chegar a um acordo com os aliados europeus sobre uma solução comum para a crise egípcia.
Com a entrada do ano de 1841, a crise egípcia foi resolvida, e o Sultão Abdul Majid I emitiu um decreto relativo à assunção do domínio do Egito por Muhammad Ali.
A Grande Fome da Irlanda
A notícia da Grande Fome Irlandesa chegou ao Sultão Abdul Majid I, o que causou a fome de mais de um quarto da população irlandesa.
O Sultão decidiu imediatamente enviar uma quantia de 10 mil libras esterlinas para ajudar os pobres da Irlanda, que é considerada pela Rainha Victoria, “a Rainha do Reino Unido e Grã-Bretanha naquela época”, uma grande quantia, já que sua majestade doou apenas duas mil libras esterlinas.
A rainha Vitória pediu ao Sultão que reduzisse sua doação para que não fosse mais do que a quantia doada por ela, então o Sultão enviou uma soma de mil libras em dinheiro com navios carregados com alimentos.
A marinha britânica impediu que os navios otomanos chegassem à Irlanda e os navios otomanos manobravam à noite para poder atracar no porto de Drogheda.
A equipe irlandesa, Drogheda United, adotou a lua crescente e o emblema estrela do Califado Otomano como um slogan para o clube, como uma homenagem aos esforços de alívio empreendidos pelo Império Otomano na Irlanda.
Reformas internas
A maior conquista do Sultão Abdul Majid foi a implementação das reformas anunciadas por seu pai, Mahmud II, através das quais o Sultão emitiu a linha Hamayuni e a linha Kalkhana.
As reformas mais proeminentes introduzidas pelo Estado na era do Sultão Abdul Majid:
- A primeira moeda de papel otomano foi emitida
- Reorganizar o exército, incluindo a introdução do recrutamento obrigatório e a fixação de seu teto por cinco anos
- Adoção do Hino Nacional Otomano e da Bandeira Nacional Otomana
- Reorganizar o sistema financeiro de acordo com o modelo francês
- Reorganizar o direito civil e penal de acordo com o modelo francês
- Reorganizar o sistema judicial, criando um sistema de tribunais civis e penais com juízes europeus e otomanos.
- A criação do Conselho do Conhecimento Público, que foi o protótipo do primeiro Parlamento Otomano
- Estabelecimento da Fundação do Conselho Geral de Educação
- A criação do Ministério da Educação
- Plano para abolir os mercados de escravos e proibir a escravidão
- Planejamento para construir uma capela protestante
- Estabelecimento de universidades e institutos modernos
- Estabelecimento de uma escola otomana em Paris
- Abolir alguns impostos que impõem tarifas mais altas a não-muçulmanos
- Os não-muçulmanos foram autorizados a se tornarem soldados do exército otomano
- A emissão de novas leis fundiárias que afirmam o direito de propriedade
Guerra da Crimeia
O Império Otomano entrou na Guerra da Crimeia contra a Rússia devido às ambições da Rússia nos territórios do império, além da renda nos assuntos internos do Estado.
O Império Otomano concluiu um acordo de defesa conjunta com a Inglaterra e a França, para intervir na guerra, no interesse dos otomanos.
As batalhas se concentraram no Cáucaso e no Mar Negro, os aliados otomanos, britânicos e franceses conseguiram ocupar Sivasopol, enquanto os russos assumiram o controle do estado de Kars.
Em 1856, o Império Otomano e a Rússia concluíram o Acordo de Paz de Paris e um retorno às fronteiras anteriores à guerra.
A Guerra da Criméia pressionou severamente o tesouro do Império Otomano, pois os otomanos tomaram emprestado o primeiro empréstimo estrangeiro da história para pagar despesas militares no valor de 75 milhões de francos franceses.
Construção do Palácio Dolmabahce
O Palácio Dolmabahce é um dos mais importantes monumentos arquitetônicos que foram construídos na época do Sultão Abdul Majid, pois foi o primeiro palácio de estilo europeu em Istambul.
O Sultão Abdul Majid construiu o palácio entre 1843 e 1856, com um custo de cinco milhões de liras de ouro otomano, o equivalente a 35 toneladas de ouro. Catorze toneladas de ouro foram usadas para decorar o teto interno do palácio.
O palácio custou ao tesouro do Estado grandes somas de dinheiro que foram gastas durante o combate à Guerra da Crimeia.
A morte do Sultão Abdul Majid
Sultão Abdul Majid morreu de tuberculose (como seu pai) aos 38 anos de idade em 25 de junho de 1861 em Istambul, e foi enterrado na Mesquita Yavuz Selim, e foi sucedido por seu meio-irmão mais novo Sultão Abdul Aziz, filho de Pertevniyal Sultan.