Yunus Emre nasceu em 1238 DC e é um dos mais famosos poetas populares turcos que influenciou grandemente a cultura turca. Yunus Emre também é um sufi famoso. Seus poemas  escritos em turco estão repletos de muitos significados e imagens ocultas.

Em nosso artigo abaixo, examinaremos a vida do famoso poeta turco Yunus Emre.

Cópia do lcw 4

Quem é Yunus Emre?

Yunus Emre é um famoso poeta turco muçulmano que influenciou muito a literatura turca. Ele nasceu em 1238 DC e morreu em 1321 DC.

Yunus morou com sua mãe na juventude e, de acordo com algumas fontes históricas, sentia-se solitário e alienado de vez em quando. Yunus Emre vagou pelos vinhedos e jardins em profunda contemplação.

Os anos durante os quais Yunus Emre viveu testemunharam a invasão mongol da Anatólia e guerras prolongadas entre os turcos e os mongóis, e a fome e a destruição se espalharam pela Anatólia naquela época.

Yunus Emre visitou muitas cidades e distritos, especialmente Kayseri, Tabriz, Sivas, Merv, Bagdá, Nakhchivan e Shiraz.

Yunus Emre nasceu na cidade de Sarıköy (agora conhecida como Yunus Emre), que hoje está ligada a Sivrihisar, na província de Eskişehir, e viveu durante os anos em que o estado seljúcida governava na Anatólia.

Qual é o segredo da fama de Yunus Emre?

Cópia do lcw 5

Yunus ficou famoso por seus poemas que descrevem os valores humanos,  o amor humano  e  a paz social.

A poesia de Yunus Emre teve um grande impacto nos últimos sufis turcos e inspirou os poetas que se tornaram os arquitetos do Renascimento da poesia nacional turca após 1910 DC.

Os turcos veem Yunus Emre como um herói épico e o dervixe dos justos. Porque Yunus encontrou os recantos escondidos e os transformou em lugares cheios de vida.

Quais são as obras mais importantes de Yunus Emre?

Cópia do lcw 7

Yunus é autor de muitos poemas ilustres chamados “Divan”. Yunus Emre também escreveu o livro Risâletü’n-Nushiyye, no qual dá conselhos religiosos em um estilo semelhante ao famoso livro Mesnevi do sufi Mevlana Celaleddin Rumi.

Yunus Emre escreveu Risâletü’n-Nushiyye, que consiste em 573 capítulos, em 1308 DC.

As cópias existentes de Yunus Emre Divanı são as seguintes: cópia Fatih, cópia Nur-i Osmani, cópia Yahya Efendi, cópia Karman, cópia Balıkesir, cópia Niyazi Mısrî, cópia Bursa.

Sufismo e Yunus Emre

Cópia do lcw 6

Yunus Emre é o fundador de um estilo único na literatura sufi turca, onde o aspecto sufi de sua poesia é claramente revelado.

Yunus Emre tratou de questões como a morte, o nascimento, a dedicação à vida, a justiça e o amor humano, bem como as relações do homem consigo mesmo, com as coisas e com Deus, e aceita-se que tenha tratado de todas estas questões com base na ideia de ​​Sufismo.

Existem muitas histórias sobre a vida de Yunus Emre, mas a mais precisa é que Yunus passou muito tempo com o xeque sufi  Tapduk Emre, que morava no distrito de Nallıhan, em Ancara, e atingiu a maturidade naquela época.

Muitas fontes históricas mencionam que Yunus Emre se encontrou com o famoso sufi Hacı Bektaş Veli durante uma fome em sua aldeia.

O que diferencia a poesia de Yunus Emre das outras?

Como os poemas de Yunus Emre, ao contrário de outros poetas de sua época, foram escritos no turco comum falado pelos turcos locais da Anatólia, seus poemas se destacam por seus significados profundos e sabedoria expressa em um estilo simples.

Os poemas de Yunus Emre, que tratam principalmente dos temas do amor divino e do destino humano, distinguem-se pelas suas emoções profundas e expressão direta.

Os poemas de Yunus também se destacaram pela capacidade de se mesclarem com a música em termos de conteúdo, forma e linguagem, o que contribuiu para a facilidade de memorização.

Morte de Yunus Emre

Garip Yunus morreu em 1321 DC aos 83 anos e foi enterrado em Mihalıççık em Eskişehir.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *